Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Turma nega recurso e Nokia terá que pagar adicional de periculosidade

Empregado sofreu acidente com sequela grave em painel de controle e distribuição elétrica

Condenada a pagar adicional de periculosidade a um empregado que sofreu acidente durante a execução de tarefas em um painel de controle de distribuição elétrica, a Nokia Siemens Networks Serviços Ltda. entrou com Recurso contra a decisão proferida pelo Juiz da 5ª Vara do Trabalho de Campina Grande/PB.

A empresa alegou que a condenação não poderia prevalecer porque o empregado não estava exposto, de forma permanente, à eletricidade, muito menos de alta tensão, já que trabalhava com telecomunicações na área de transmissão e em sistema não irradiante.

Ficou comprovado, no laudo pericial, que o empregado trabalhava em painéis de distribuição instalados em postes e paredes de telefonia OI, mas também efetuava a manutenção do sistema elétrico energizado. Além disso, o trabalho era executado sem uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), expondo a riscos de acidentes com eletricidade.

A Desembargadora Ana Maria Ferreira Madruga, Relatora do processo 0179100-98.2013.5.13.0024 observou que “nesse caso não há como negar ao empregado o adicional de periculosidade, já que ficou evidente o risco de acidente com eletricidade, tendo em vista o contato habitual e intermitente com circuitos elétricos energizados. A decisão em primeiro grau está em perfeita consonância com as normas do Ministério do Trabalho”, disse.

A magistrada negou provimento ao Recurso Ordinário da Nokia e o voto foi acompanhado pela Primeira Turma de Julgamento do TRT da Paraíba, por maioria de votos.

  • Publicações3284
  • Seguidores630347
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-nega-recurso-e-nokia-tera-que-pagar-adicional-de-periculosidade/125558847

Informações relacionadas

Âmbito Jurídico
Notíciashá 9 anos

Técnico de telecomunicações exposto a tensão de 380 V tem direito a adicional de periculosidade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)