Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Encerramento do Projeto e-Saber foi marcado por palestras e depoimentos

    Evento reuniu desembargadores, juízes e servidores do TRT, além de professores e alunos

    Muitas histórias de vida, boa parte cercada por dificuldades, principalmente a financeira, marcaram o encerramento do Projeto e-Saber, de inclusão social e digital do Tribunal do Trabalho da Paraíba na tarde da última segunda-feira (27). A principal delas foi contada pelo desembargador Edvaldo de Andrade, filho de um operário, que nasceu no interior da Paraíba.

    O desembargador foi um dos palestrantes no encerramento das atividades e entrega dos certificados aos estudantes da Escola Municipal João Santa Cruz de Oliveira, do Bairro dos Novais, que concluíram o curso de informática, dentro do Projeto e-Saber, promovido pelo TRT. “Estudei com muito sacrifício e para conseguir meus objetivos fui vendedor de pipoca, alho, laranja e rapadura. Circulei em feiras e campos de futebol, mas nunca deixei de estudar”, revelou, lembrando que foi para o Exército por que teria comida e dormida e poderia dar continuidade aos estudos na Capital. “Na vida é preciso planejar e ter força de vontade para galgar uma posição sem prejudicar os outros”, disse, aos estudantes.

    O desembargador terminou o ensino médio, fez faculdade de Direito e tronou-se juiz, chegando à Presidência do TRT. “Desejo que vocês tenham um objetivo na vida e que lutem para alcançá-lo”, finalizou. Os 16 estudantes concluintes assistiram a mais três palestras, ministradas pelo diretor de Segurança e Transportes do TRT, coronel Jefferson Pereira e pelos juízes André Machado e Carlos Hindemburg.

    Temas

    Os temas apresentados versaram sobre “Adolescência sem drogas”, ministrado por Jefferson Pereira, “Cidadania e Direitos Humanos”, ministrada pelo juiz Carlos Hindemburg e “Saúde e Segurança no Trabalho”, ministrada pelo juiz André Machado. A importância de dizer não, foi a base da palestra sobre drogas. “Em todas as áreas em que estive, a droga estava presente”, disse Jefferson Pereira, afirmando que a droga não está vinculada a pobreza.

    Para os estudantes, o diretor falou da oportunidade que o Tribunal ofereceu e pediu para que todos buscassem sempre o caminho do conhecimento, porque fazem parte de uma geração que pode mudar o mundo. O juiz Carlos Hindemburg, titular da Vara do Trabalho de Patos falou sobre “Cidadania e Direitos Humanos”, dos direitos que dependem de cada um. “Todos têm direito a uma vida digna, à liberdade, dignidade e respeito”, disse.

    O magistrado registrou que o seu pai, com limitações financeiras, teve o primeiro par de sapatos aos 18 anos, mas que trabalhou muito para dar uma condição melhor aos filhos e mostrar que a escola é o único caminho que pode oferecer um mundo promissor. “Peço a vocês que nunca percam oportunidades, que busquem uma vida tranquila, com muito conhecimento, porque todos são dignos e merecem respeito”.

    Data importante

    A última palestra da tarde foi apresentada pelo juiz André Machado, titular da Vara do Trabalho de Catolé do Rocha e versou sobre “Meio Ambiente e Trabalho”. O magistrado lembrou que naquele dia (27 de julho), se comemorava em todo o país o Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho. “Passamos 1/3 de nossa vida no ambiente de trabalho e devemos nos prevenir para não adoecer nem sofrer acidente”, disse. Na ocasião, o magistrado distribuiu uma revista com os estudantes, que mostravam medidas preventivas no ambiente de trabalho. De acordo com o juiz André Machado, o trabalho não oferece só salário, mas autoestima e dignidade.

    Conhecimentos que somam

    Presente no evento, a diretora da Escola Municipal João Santa Cruz de Oliveira, do Bairro dos Novais, professora Bernadete Cavalcanti agradeceu ao Tribunal pela oportunidade ofertada aos seus alunos. “Eles vivem num mundo muito fechado e cercado por maus exemplos e o curso ministrado pelo TRT foi muito importante para eles”, disse, destacando que no início houve resistência, mas depois todos se mostraram satisfeitos.

    A Prefeitura de João Pessoa esteve representada pelo Diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Educação, Max Rangel, que destacou a importância da parceria entre o TRT e a Prefeitura na realização do evento. “Os conhecimentos adqueridos vem somar na vida desses estudantes”, disse, desejando a continuidade da parceria.

    Presidente do TRT no encerramento do e-Saber

    O presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado fez o encerramento das atividades. Segundo ele, o Tribunal se sente honrado em poder dar oportunidade aos que desejam se aprofundar na informática. “Com a habilidade que vocês já têm, farão bom uso do que aprenderam no curso. Desejo que sejam multiplicadores desses conhecimentos”, disse.

    O coordenador de Apoio Negocial ao Processo Eletrônico (PJE-JT), Luiz Alberto dos Santos, um dos responsáveis pela realização do Projeto e-Saber, disse estar feliz com a conclusão de mais uma edição do projeto, que é de inclusão social e digital. “É gratificante ver o desempenho e a alegria de cada um com os resultados”, disse.

    Certificados

    O presidente do TRT, desembargador Ubiratan Delgado, fez a entrega dos certificados aos alunos, acompanhado dos juízes Carlos Hindemburg e Antônio Eudes (Auxiliar da Presidência), dos diretores Saulo Mendes (Secretário geral) e Jefferson Pereira (Segurança), do representante da PMJP, Max Rangel, da diretora da Escola, Bernadete Cavalcanti, dos servidores e professores do curso, Luiz Alberto, Erickson Arruda (Setic) e Sílvio Lucas (EJud), além da servidora Maria Devânia Cabral (Coordenadoria do Pje-JT).

    • Publicações3284
    • Seguidores630350
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encerramento-do-projeto-e-saber-foi-marcado-por-palestras-e-depoimentos/213513567

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)