Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra sobre “Hipertensão Arterial” reuniu servidores no Fórum de João Pessoa

    “Bem-estar e Saúde: a Integralidade na Promoção do Cuidado” foi o tema do II Módulo do Projeto Sexta-Feira

    “Hipertensão Arterial” foi o assunto abordado pelo médico Cláudio Genaro de Paula Mendes, servidor do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ªRegião) dentro do Projeto Sexta-Feira com o tema: “Bem-estar e Saúde: a Integralidade na Promoção do Cuidado”. A apresentação do II Módulo foi realizada no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo.

    A palestra enfocou a importância da pressão arterial sistêmica na sociedade, sua incidência, sua prevalência e suas complicações. Cláudio Genaro, que é especialista em cardiologia e medicina do trabalho, baseou sua fala no comportamento das pessoas alerta a forma mais eficaz de prevenir a doença e como tratá-la não somente com medicamentos mas na questão da prevenção primária e secundária.

    O que se pode fazer para controlar a hipertensão, uma vez que o indivíduo já tem, bem como as medidas que devem ser tomadas em termos de exercícios físicos, dieta, fatores emocional e psíquico que podem influenciar e que pode ser trabalhado a fim de evitar uma complexidade maior em um indivíduo que venha ter hipertensão.

    Tipos de Hipertensão

    Em um grupo de 100 pessoas, segundo o médico, seguramente 98% delas têm uma hipertensão chamada primária ou essencial, ou seja, elas não sabem exatamente a causa, que pode ser fator hereditário, genético, estilo de vida. Se o indivíduo entre 30 e 50 anos provavelmente está dentro deste quadro.

    Já na hipertensão secundária, as causas são por algum motivo que o indivíduo tenha adquirido na infância como problemas renais, aorta estreitada, hipotireoidismo, tumores na glândula supra-renal. Apenas 2% da população sofrem desse tipo de hipertensão. As pessoas que estão dentro desse quadro tem abaixo de 30 ou acima de 50 anos de idade.

    “Prevenir é melhor do que remediar”, reza o ditado popular. De acordo com o médico do trabalho, a necessidade está em se importar mais com outros aspectos do que com a medicação em si. “A medicação vai ajudar, mas as outras questões são importantes, e mais importante do que isto é a mudança de comportamento do indivíduo”.

    Mudanças no comportamento

    Hipertensão é uma doença silenciosa que deve ser prevenida. A partir do momento que a pessoa entende que é suscetível a ser um hipertenso é necessário evitar que o problema se agrave. O próximo passo é a preparação para mudança de hábitos que vai desde manter o peso adequado, alimentação saudável, não fumar, evitar bebida alcoólica e o estresse até diminuir o sal da comida, praticar atividades físicas e tomar a medicação. “Não adianta se medicar e continuar com os velhos hábitos prejudiciais à saúde”, aconselhou o especialista.

    A base ideal da pressão arterial normal é abaixo 12,0 x 0,80. A aferição da pressão arterial deve sempre ser verificada nos dois braços. O profissional ressaltou que se a mínima (0,80) subir um pouco que seja já é sinal de alerta. “É preciso verificar os antecedentes pessoais do paciente se teve alguma infecção renal, por exemplo, quando criança, histórico familiar, hábitos de vida, condições sócio-econonômicas e a profissão do indivíduo”, alertou.

    Complicações

    Um indivíduo que é suscetível a se tornar um hipertenso precisa entender que é uma doença severa e que pode causar cegueira, insuficiência renal, obrigando-o ao tratamento de uma hemodiálise ou transplante, pode sofre infarto agudo do miocárdio, miocardiopatia, insuficiência cardíaca e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

    Se tem o pai hipertenso, suas chances de ser são de 25%. Caso a mãe também seja, sua probabilidade aumenta para 50%. Numa família de quatro filhos cujos pais tenham hipertensão, pelo menos um dos filhos está propenso a ter pressão arterial alta.


    • Publicações3284
    • Seguidores630350
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-sobre-hipertensao-arterial-reuniu-servidores-no-forum-de-joao-pessoa/332524336

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)