Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CSJT e MPOG firmam acordo para acessibilidade do PJe-JT

    Objetivo é garantir que o Processo Eletrônico siga todos os padrões nacionais e internacionais de acessibilidade

    O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) celebraram, nesta quinta-feira (25/10), acordo de cooperação técnica para integração institucional em programas e ações nas áreas de acessibilidade digital e governo eletrônico. O objetivo principal do convênio é garantir que o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) siga todos os padrões nacionais e internacionais de acessibilidade, permitindo seu pleno uso por pessoas com deficiência.

    “O acordo vem ao encontro dos anseios mais elevados de promoção da cidadania. A acessibilidade, característica preponderante do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, será, muito em breve, assegurada em todas as suas dimensões”, avalia o presidente do CSJT, ministro João Oreste Dalazen.

    A parceria vai envolver encontros técnicos, assessoria e treinamento. Especialistas do Departamento de Governo Eletrônico do ministério avaliarão o sistema de processo eletrônico em funcionamento na Justiça do Trabalho e farão propostas de aperfeiçoamento à comissão de acessibilidade do PJe-JT.

    Entre os aspectos que serão analisados estão acessibilidade, codificação, usabilidade, desenho e redação web, conforme o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG. Trata-se de um conjunto de recomendações para tornar acessíveis os conteúdos e serviços eletrônicos federais, de forma padronizada e de fácil implementação.

    Para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do ministério, Delfino Natal de Souza, é fundamental formar novas equipes especializadas para fomentar a adoção da acessibilidade nos sítios e sistemas governamentais. “Esta é uma ação que traz melhorias para todas as pessoas, não só para as pessoas com deficiência”, reforça.

    O acordo foi assinado pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação do ministério, Delfino Natal de Souza, e pelo secretário-geral do CSJT, Ricardo Lucena. O documento tem validade de quatro anos.

    (Ascom/CSJT, com informações e foto do MPOG)

    • Publicações3284
    • Seguidores630350
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/csjt-e-mpog-firmam-acordo-para-acessibilidade-do-pje-jt/100172034

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)