Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livro "Dimensões da Precarização do Trabalho será lançado nesta quinta-feira, 25, na Amatra

    Iniciativa é da Escola Judicial do TRT da Paraíba

    A direção da Escola Judicial do Tribunal do Trabalho da Paraíba (E-Jud), está convidando juízes, operadores do direito e estudiosos do tema para o lançamento do livro Dimensões da Precarização do Trabalho (Ensaios de Sociologia do Trabalho), de autoria de Giovanni Alves. O lançamento acontecerá às 16h30 na sede da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra 13), que fica na rua Odon Bezerra, 184, salas 349 e 350, em João Pessoa, no empresarial João Medeiros (Shopping Tambiá).

    O escritor e professor Giovanni Alves está na Paraíba para ministrar o curso "Temas Polêmicos em Direito do Trabalho - I", promovido pela E-Jud e dirigido a juízes do trabalho.

    Sobre o autor

    Giovanni Antonio Pinto Alves é professor da UNESP-Marilia, livre-docente em teoria sociológica, pesquisador do CNPq com bolsa produtividade desenvolvendo projeto de pesquisa intitulado "A derrelição de Ícaro- Sonhos, expectativas e aspirações de jovens empregados do novo (e precário) mundo do trabalho no Brasil (2003-2013).

    É um dos líderes do GPEG - Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização (http://globalization.cjb.net), inscrito do diretório de grupos de pesquisa do CNPq; e da RET - Rede de Estudos do Trabalho (www.estudosdotrabalho.org).

    Coordena os seguintes projetos de extensão universitária:

    Projeto de Extensão Tela Critica (www.telacritica.org) voltado para a produção de material pedagógico de conteúdo sociológico que visa discutir temas da sociedade global através da análise critica de filmes do cinema mundial; Projeto CineTrabalho/Praxis Video, voltado para a produção de vídeos que tratem das experiencias vividas e experiencias percebidas do mundo do trabalho e o Projeto OST - Observatório Social do Trabalho (www.observatoriodotrabalho.org) que visa criar um acervo virtual que trate das experiências narrativas de precarização do trabalho no Brasil.

    É autor de vários livros e artigos na área de trabalho, sindicalismo e reestruturação produtiva.

    O que diz o autor sobre a obra

    O livro “Dimensões da Precarização do Trabalho (Ensaios de Sociologia do Trabalho”) compõe, com outros dois livros - “Dimensões da Globalização: O capital e suas contradições” (2001) e “Dimensões da Reestruturação Produtiva” (2007) - um amplo panorama crítico da civilização do capital na primeira década do século XXI.

    O livro é composto por um conjunto de ensaios que expõe uma nova abordagem da precarização estrutural do trabalho. Primeiro, por situá-la no interior da nova temporalidade histórica do capital caracterizada pela vigência de uma nova forma social de produção do capital, que nós denominamos de “maquinofatura”; e pelos constrangimentos da crise estrutural de valorização do capital.

    Deste modo, a precarização estrutural do trabalho é um elemento compositivo da totalidade concreto do sistema mundial do capital e suas contradições. Segundo, destacamos um aspecto da precarização do trabalho: a precarização do homem-que-trabalha que expõe uma nova dimensão de degradação do homem como ser genérico nas condições da crise estrutural do capital.

    O adoecimento laboral em suas múltiplas manifestações sócio-epidemiológicas é expressão da precarização do homem-que-trabalha. O tema da saúde do trabalhador, ou melhor, da saúde do homem-que-trabalha, é o tema da crise do trabalho vivo que caracteriza a ordem burguesa hipertardia. Mais do que nunca, torna-se necessário salientar esta nova forma de precarização do trabalho que perpassa as experiências vividas de trabalhadores e trabalhadoras na sua vida cotidiana e que diz respeito a estrutura da própria práxis humana. A desefetivação do ser genérico do homem implica a corrosão da capacidade humana de “negação da negação”. É a forma radical de dominação do capital como sistema sociometabólico.

    • Publicações3284
    • Seguidores630343
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações652
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-dimensoes-da-precarizacao-do-trabalho-sera-lancado-nesta-quinta-feira-25-na-amatra/100620562

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)